quarta-feira, abril 27, 2005

Xambão!

Segunda feira, o Bocão mangueando um carro do rio, o negão a toa, eu de valde, o bugio sem trabalho, e o resto...bem o resto na precisa justificar nada...Um quartinho de cordeiro, um garrafao de vinho tinto e um baralho de truco. 3 pra cada lado, 4 a corujar o jogo e a bóia se acomodando na panela.Flor! contra flor o resto, com flor quero 38. e eu tinha 37....que cagada, gordo xambão!!!Ao menos acertei o tempero na panela. eheheheh a receita da xepa? o nome do prato? Carreteiro Xambão.
- 1 quarto de cordeiro, c/1,5kg;
- 5 cebolas grandes cortadas em tiras;
- 1 pimentão verde e 1 vermelho, também em tiras;
- 1 cabeça e meia de alho(15/20 dentes);
- 520g de molho de tomate;
- sal e adobo á gosto;
- 1,2 kg de arroz;
Refogue a cebola e os pimentões , com um pouco do alho e adobo. Desosse e corte em tiras o quartinho de cordeiro. Junte ao refogado, e deixe dourar. Acrescente o molho de tomate, dois copos de vinho tinto e um de água. Reduza o molho, jogue o alho e o arroz e frite bem. Vá regando aos poucos com água fervente e mexendo sem parar. Quando estiver al dente o arroz, jogue tempero verde e misture bem. Sirva a seguir. Deve ficar ensopadinho. Acompanha um tinto, torradas e a parceria. e a chapa da bagaceira pela xamboniada...

quinta-feira, abril 14, 2005

Metido à besta !

Eu adoro guizado! Acho que é o upgrade da carne! Principalmente para quem gostar de comer ás bocadas, de boca cheia, sem cortar nem se preocupar com osso. Deve ser o sonho do glutão! Recebi a visita de um cumpadre e resolvi transformar um pedaço de alcatra em comida. Piquei ela miúda, fritei em azeite bem quente, temperada apenas com sal e uma pitada de adobo. Reservei. Fiz um refogado com bastante cebola e pimentão. Deixei murchar, e entao acrescentei uma lata de molho de tomate. Reduzi bem, escorreguei um fio de azeite de oliva, e joguei entao os cogumelos: champignom e funghi seco (desidratado ainda e picado míudo) e o alho. Voltei com o guizado. Agregar duas taças de um bom tinto, uma de água, baixar o fogo e aguardar o molho se recompor. Derrame o guizado em cima de um macarrão.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 800 gramas de alcatra;
- 125 g de champignom;
- 40 g de funghi seco;
- cebola e pimentão para o molho;
- 1 lata de molho de tomate;
- 2 taças de vinho tinto e 1 de água;
- 500 g de massa;
- azeite de oliva.
Polvilhe com queijo ralado e sirva com prazer.

Bolo

Não sou muito chegado a fazer doces. Aliás, nenhum. Sempre dei preferência aos salgados. Tanto que bolo pra mim, é de carne. Fiz outra noite e a Carrapata disse que em 4 anos juntos era a primeira vez que eu fazia bolo de carne. São mais de 2800 refeições sem eu me lembrar do ingrato! Assim como almondêgas, que são as versões reduzidas e personalizadas do mesmo! Pois então, fí-lo. E como estou magnânimo, resolvi compartilhar com vocês a receita. É o seguinte:
Para 4 pessoas.
- 600 gramas de guizado de 1ª;
- 4 cebolas médias : 2 picadas miúdas e 2 para decorar;
- 1pimentão vermelho: 1/2 picado miúdo e 1/2 para decorar;
- 1 cabeça de alho(10-12 dentes) esmagada;
- 2 ovos;
- sal e adobo à gosto;
- miolo de pão embebido em leite( 3 cacetinhos"descascados', picados e "dissolvidos" em leite)
- 1 pacote de bacon em fatias (5 fatias picadas miúdas para massa do bolo, o resto para decoração);
- farinha de trigo peneirada (o suficiente para dar liga à mistura);
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
- temperinho verde.
Jogue todos os ingredientes dentro de uma bacia e misture bem. Deixe descansar por meia hora. Unte uma forma com azeite de oliva, e molde a mistura como se fosse um pão. Decore ela com as fatias de bacon, e solte por cima finas tiras-porém abundantes- de cebola e pimentão vermelho.
P.S: Se quiser, pode rechear a mistura com uma linguiça calabresa, pré-cozida previamente. Acompanha purê de batata, arroz branco e salada de rúcula e cenoura ralada.

quarta-feira, abril 06, 2005

Simplicidade

São as melhores coisas da vida. Para que perfume francês, se há a terra molhada pela chuva?Qual coisa é mais saborosa que um bom copo de uma inodora, insípida e incolor água gelada? Há som mais melodioso do que uma gargalhada de uma criança? Qual sorriso é mais bonito do que o da amada saciada? Simples, esse é o segredo da coisa. É o acalanto da mãe, a aprovação paterna, é o sorvete que mela as mãos, a corrida atrás de uma bola, o rabo abanado do cachorro, a satisfação da arte concluída. É o banho de chuva, andar em pelo à cavalo, comer fruta roubada do vizinho. E bife com batata frita e coca-cola. Por isso, ontem à noite, jantei. Para duas pessoas:
- 800 gramas de alcatra;
- bacon em fatia;
- 6 batatas grandes;
Corte a alcatra em "filés altos" e tempere com sal e pimenta do reino moída. Enrole bacon ao redor da carne e prenda com palitos. fatie as batatas e frite-as em azeite bem quente. Aqueça panela e frite os bifes enrolados, dourando bem o bacon. Tá pronto. Se quiser, acompanha farofa. Mas só se quiser. Coca-cola em copo alto com bastante gelo é imprescindível

This page is powered by Blogger. Isn't yours?